O que são padrões?
Todas as pessoas "tem padrões", mas o que são eles? Os padrões são expectativas que estabelece para si próprio e que procura cumprir. Nós, psicólogos, consideramos que são usados de duas formas:
- Os padrões funcionam como um guia: são usados para definir objetivos pessoais e decidir como vai comportar-se (por exemplo, "Devo chegar sempre a horas.").
- Os padrões funcionam como um referencial: podem ser usados para avaliar se alcançou algo ou se está no caminho certo para o fazer (por exemplo, "Obtive a nota mais alta em piano, por isso estou a tornar-me um músico melhor.").
Pode estabelecer padrões em quase todas as áreas da sua vida. Estes podem incluir padrões relacionados com:
- Trabalho: o desempenho no seu emprego, o feedback que deseja receber ou os objetivos de carreira que tenta alcançar (por exemplo, "Devo ter um desempenho elevado", "As outras pessoas precisam de valorizar o meu trabalho.").
- Relações: a forma como procura tratar os outros, como espera ser tratado ou a qualidade das suas relações com amigos e família (por exemplo, "Devo arranjar tempo para estar com os meus amigos", "As outras pessoas devem tratar-me com respeito.").
- Aparência: o peso que deseja ter, o aspeto do seu corpo ou a forma como procura apresentar-se em público (por exemplo, "Quero manter um peso saudável", "Devo usar roupa limpa quando saio.").
- Hábitos alimentares: os alimentos que procura consumir, os que tenta limitar ou evitar, ou a forma como prepara as suas refeições (por exemplo, "Devo comer legumes todos os dias", "Não devo limitar a quantidade de sal que ponho na comida.").
- Saúde: a quantidade de sono que tenta ter, o seu nível de condição física e a sua saúde em geral (por exemplo, "Quero conseguir correr sem me sentir cansado", "Devo manter o colesterol baixo.").
- Parentalidade: a forma como trata os seus filhos, o tempo que passa com eles e as atitudes e comportamentos que procura incentivar (por exemplo, "É melhor não deixar os meus filhos ver demasiada televisão", "Os meus filhos devem ser educados.").
- Vida doméstica: o tempo e o esforço que dedica à limpeza, organização ou decoração da sua casa (por exemplo, "Devo lavar as toalhas regularmente", "Quero que a minha casa cheire bem.").
Existem diferentes tipos de padrões, tais como:
- Padrões que estabelece para si próprio.
- Padrões que estabelece para os outros.
- Padrões que pensa que os outros estabeleceram para si.
Alguns dos padrões que procura cumprir são mais exigentes do que outros. Por exemplo, "a minha casa precisa de estar limpa" é um padrão mais fácil de alcançar do que "a minha casa precisa de estar perfeitamente arrumada e organizada", embora ambos os padrões possam ser importantes para si.
Também é provável que não esteja totalmente consciente de alguns dos seus padrões ou que nunca os tenha formulado por palavras, mas eles continuam a influenciar o seu comportamento. Por exemplo, todas as pessoas vestem-se bem quando saem de casa, mas provavelmente não diz a si próprio que deve fazê-lo antes de sair! As regras da gramática são outro exemplo disso: segue essas regras quando fala e escreve, mas pode ter dificuldade em explicá-las ou em dizer exatamente quais são.